quinta-feira, 5 de março de 2009

I Encontro das Lutas Juvenis no Fórum Social Mundial 2009

A década de 90 representou um período de intensas derrotas no campo dos direitos sociais do povo brasileiro atingindo de forma mais intensa os (as) jovens. A crise estrutural de emprego, somada à flexibilização dos direitos trabalhistas, as privatizações do Estado, a ausência de políticas sociais e abertura destemida ao mercado internacional, intensificaram a desigualdade social no país e prejudicaram a possibilidade de emancipação dos/as jovens brasileiros.

Nesta mesma década o debate em torno das políticas públicas de juventude surge impulsionado pelos debates de pesquisadores, gestores públiocs e de organizações nacionais e internacionais que demarcavam a necessidade de compreender o/a jovem em sua diversidade e singularidade, com demandas próprias de sua condição juvenil atual.

A organização da I Conferência Nacional de Juventude em 2008 é um marco na história brasileira no sentido de apontar prioridades para o desenvolvimento de uma política integral de Estado para os/as jovens. Contudo, é evidente a falta de espaços de articulação e construção de agendas comuns entre os movimentos juvenis brasileiros para que fortaleçam suas pautas, já que os poucos momentos de encontro se resumem a espaços institucionais criados pelos governos e parlamentos.

O 9º Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, foi um espaço importante para a organização da juventude brasileira. Nele se realizou na Tenda do Mundo do Trabalho o I Encontro das Lutas Juvenis organizado pelo Fórum de Movimentos e Organizações Juvenis (FNMOJ) que contou aproximadamente com 300 participantes, organizados nas mais variadas institucionalidades do campo e da cidade: sindicatos, agremiações estudantis, ong’s, quilombos, tribos, associações comunitárias, movimentos informais, redes, entre outros.

O I Encontro das Lutas Juvenis foi o espaço das bandeiras de lutas de movimentos sociais, coletivos e redes juvenis do Brasil e também de paises da América Latina, fortalecendo assim, a perspectiva de construção de um mundo mais justo, mais solidário e socialista e teve como resultado o início da construção de uma plataforma comum de reivindicações para as diversas expressões organizadas de juventude.

O I Encontro das Lutas Juvenis marcou uma nova forma de atuação da juventude no FSM, agora não apenas restrita ao território do Acampamento Intercontinental da Juventude e sim ocupando toda extensão do território do FSM. Esse movimento aponta que os/as jovens não desejam apenas o fortalecimento de pautas específicas, mas querem o diálogo intergeracional e lutam por políticas universais e bandeiras históricas dos movimentos sociais brasileiros. Contrariando assim a lógica que vincula a geração jovem do século 21 ao consumismo e à efemeridade de sujeitos passivos, despolitizados e apáticos a qualquer possibilidade de transformação social.

O Fórum Social Mundial configurou-se como o espaço mais importante para a construção da resistência à globalização capitalista. No atual contexto de crise do neoliberalismo em escala mundial, precisamos dar respostas para superar a situação de extrema exploração dos/das jovens, seja pela necessidade de trabalhar cada vez mais precocemente, seja pelo seu impedimento ao acesso à cultura, ao lazer, à educação e até mesmo à vida digna.

O I Encontro das Lutas contribuiu para o estabelecimento do diálogo entre movimentos “tradicionais” (sindical e estudantil) e movimentos com outra tradição política (culturais e comunitários). Sinalizando que essa nova geração política, articulada em diferentes organizações e mobilizações juvenis, traz consigo a possibilidade da renovação das práticas políticas e demonstrando que está disposta, mesmo dentro de sua diversidade, a encontrar o que unifica, fortalecendo a ação coletiva.

No encontro anunciamos a tarefa urgente de construir uma plataforma política que reúna o conjunto de reivindicações da juventude organizada, em coletivos e movimentos, enquanto uma importante ferramenta para a mobilização juvenil. Um instrumento que seja capaz de pressionar o Estado em suas diversas esferas de poder para a criação e promoção de políticas públicas de universalização dos direitos sociais, civis, políticos e econômicos da juventude.

O Encontro foi também um momento para fortalecer e ampliar o Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis que surge da necessidade de articular mais intensamente a sociedade civil, principalmente os/as jovens de movimentos e aqueles que trabalham com o tema, no processo de construção das Políticas Públicas para essa parcela da população.

O desafio agora é construir o II Encontro das Lutas Juvenis, momento de aprimoramento da plataforma inicial elaborada no FSM na perspectiva de organizar campanhas nacionais unificadas e também de aprofundar o debate sobre os contornos organizativos que devem ser assumidos pelo FNMOJ para que este possa ter um papel protagonista no país de se consolidar como um importante espaço de encontro, articulação, irradiação de lutas das juventudes para todo o território nacional e de intervenção política.
André Marinho (Cut/Rio), Emanoel Sobrinho (Movimento de Organização Comunitária), Gabriel Medina (Coletivo Za-ha-wi Araraquara/SP), Gabriela Barbosa (Associação Alternativa Terra Azul/ CE e REJUMA), Marjorie Botelho (Instituto de Imagem e Cidadania/RJ)

Nenhum comentário: