quarta-feira, 14 de abril de 2010

“Ainda é preciso fazer muito pelos jovens brasileiros”

Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2009, mostrou que no Brasil existem 50,2 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Dos quais, dois milhões vivem em situações precárias e não completaram o ensino fundamental, é muita gente. Por isso corremos atrás para saber o que governo está fazendo para melhorar a vida dessas pessoas.
O mesmo levantamento do IPEA revela que nos últimos anos diversos programas foram criados para atender o público jovem. Projetos como Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), Programa Universidade para Todos (ProUni), Pontos de Cultura, Bolsa Atleta, e outros têm despertado cada vez mais expectativas positivas para a juventude do nosso país.

“É fundamental que as políticas para os jovens continuem. Os resultados dos programas são satisfatórios, mas ainda é preciso fazer muito pelos jovens brasileiros. Todos devem ter direito a educação, emprego e uma renda familiar adequada,” disse o Diretor de Estudos e Políticas Sociais do IPEA, Jorge Abrão de Costa, um dos responsáveis pela pesquisa.

Segundo o estudo o IPEA os programas que apresentaram os melhores resultados foram o ProJovem e o ProUni.

O ProJovem busca ampliar as oportunidades de estudo e emprego para os jovens brasileiros. Em 2008, foram previstos recursos para o programa de cerca de R$ 1,2 bilhão. A meta do governo federal é oferecer 3,5 milhões de vagas até 2010, por meio dos quatro tipos de ProJovem: Adolescente, Urbano, Trabalhador e Campo. Em 2009, 800 mil jovens foram beneficiados.

Já o ProUni, que teve início em 2005, alcançou 112.275 estudantes bolsistas em 1.142 instituições de ensino superior em todo o país. A meta para 2008 era de 180 mil bolsas, o número foi superado em mais de 45 mil bolsas, 25% a mais do que o previsto. Em números reais, nos quatro anos do programa (2005-2008), o ProUni ofereceu um total de 639.802 bolsas, sendo 367.729 integrais e 272.073 parciais.

Conheça todos os programas

Aqui mesmo, no nosso blog, listamos todos os programas voltados ao público jovem. Na aba Programas você pode conferir os 16 projetos voltados para a juventude. Também existe uma secretaria especial para cuidar dos assuntos que nos dizem respeito: a Secretaria Nacional de Juventude.

Postado no Blog da Dilma:

Nenhum comentário: