terça-feira, 16 de março de 2010

CARTA DOS MOVIMENTOS E ORGANIZAÇÕES JUVENIS DA SOCIEDADE CIVIL AO PLENO DO CONJUVE

Nós, movimentos e organizações juvenis da sociedade civil, presentes a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), nos reunimos, às 21h, do dia 09 de março de 2010 para avaliar e debater estes dois dias.
A transição dos mandatos do CONJUVE ampliou as cadeiras de participação de movimentos e organizações juvenis, entretanto esta participação não se traduziu nos processos democráticos de decisão e direção da reunião, como a composição da mesa diretora e bem como das coordenações de comissões. Desta forma, apontamos e sugerimos:
- Que possamos pautar na próxima reunião extraordinária a questão regimental nos seguintes pontos: os procedimentos, critérios e regras de seu funcionamento nas comissões, GT’s, campanhas, eleições entre outros.
- Que se publicizem os registros históricos das reuniões ordinárias e extraordinárias para que ao longo da história do conselho não se percam as contribuições das representações. Que o balanço dos registros chegue aos(às) novos(as) conselheiros( as) antes da posse, reuniões extraordinárias, antes da 2ª reunião ordinária e ao longo de toda gestão.
- Que tenhamos no mínimo uma semana de antecedência para avaliar e aprovar documentos com opinião coletiva para que não se repita o que aconteceu com as avaliações dos resultados da comissão de políticas e programas;
- Que a definição da pauta da reunião seja construída coletivamente e que seja debatida em sua real perspectiva, fortalecendo uma estratégia democrática e participativa de comunicação e ainda visando a ampliação do diálogo entre os âmbitos nacionais, estaduais e municipais e a participação de observadores( as).
Nós dos movimentos e organizações juvenis civil acreditamos que esses pontos são essenciais para a participação efetiva e democrática com transparência nos processos. Desta forma, nos posicionamos pela ampliação e aperfeiçoamento da participação nos processos democráticos no CONJUVE, respeitando as diversidades e buscando uma plataforma comum de atuação na gestão 2010-2011.Finalizan do nos comprometemos com a gestão e fortalecimento do Conjuve, entendendo a importância deste espaço para o avanço das Políticas Públicas de Juventudes no Brasil.
Assinam:
ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais;
ABUB - Aliança Bíblica Universitária Brasil;
CAMPE - Centro de Apoio a Mães de Portadores de Eficiência;
CEDAPS - Centro de Promoção da Saúde;
CANTO JOVEM
Juventude Batista Brasileira;
FONAJUVE - Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis;
REJUMA - Rede da Juventude pelo Meio-ambiente e Sustentabilidade;
Viva Rio;f
IBASE;
FBOMS - Forúm Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais
REJU - Rede Ecumênica da Juventude;
REDE JOVENS DO NORDESTE;
REDE SOU DE ATITUDE;
REDE FALE;
INSTITUTO IMAGEM E CIDADANIA/SOBRADO CULTURAL;
PASTORAL DA JUVENTUDE;

Nenhum comentário: