terça-feira, 2 de março de 2010

Alstom: ninguém sabe, ninguém viu

Publicado em 01-Mar-2010
O jornalista Ancelmo Góis, em O Globo ontem, menciona um fato em sua coluna que merece atenção: conta que no mesmo período em que o metrô do Rio de Janeiro comprava 114 carros na China por cerca de US$ 1,296 milhão a unidade (com ar condicionado), o de Brasília pagava o dobro por trens idênticos (mas sem ar condicicionado) adquiridos pelo governador José Roberto Arruda (ex-DEM) à empresa querida dos tucanos, a Alstom.

A Alstom, todos vocês se lembram, é aquela multinacional cujos negócios suspeitos com os governos de São Paulo - desde a época dos governos Mário Covas (iniciados há 16 anos, portanto), passando pelos de Geraldo Alckmin e José Serra - os tucanos não deixam de forma nenhuma que sejam investigados.

Os motivos? A empresa é investigada na Europa, pela justiça da França e da Suíça, sob as acusações de pagamento de gordas propinas, milhões de dólares, a autoridades tucanas do governo paulista e a integrantes do PSDB em troca da obtenção de vultosos e irregulares contratos com estatais paulistas.

Enfim, sobre o DEM, principal aliado do PSDB e do serrismo no país, não surpreende a compra superfaturada dos trens pelo governo Arruda, comentada pelo colunista de O Globo, porque nada mais do partido dos demos surpreende. Agora, a questão que realmente deveria surpreender - mas nem isso mais faz, dada a repetição - é que a mídia, alerta e tão prestativa na hora de criar escândalos, não dá sequer um pio quando o assunto é Alstom e os governos tucanos de São Paulo.

Nenhum comentário: