quarta-feira, 30 de julho de 2008

Segurança alimentar e biocombustíveis: um dilema?

Segurança alimentar e biocombustíveis: um dilema?
O dramático aumento dos alimentos registrado recentemente tem múltiplas causas e, no momento, os biocombustíveis provavelmente representam uma das menos influentes. Mais fundamentalmente, a crise alimentar atual está relacionada com a falta de investimentos públicos na agricultura e na segurança alimentar.
O dramático aumento dos preços dos alimentos ocorrido esses últimos dois anos tem provocado um intenso debate a respeito do papel dos biocombustíveis na crise de segurança alimentar atual. Embora todos os principais atores desse debate – sejam eles instituições globais, governos, empresas ou organização não governamentais – reconheçam a existência de múltiplas causas para explicar a abrupta elevação dos preços dos alimentos, existe certo consenso sobre o fato de que a produção de biocombustível impacta a produção de alimentos e, portanto, seus preços. Mas esse quase consenso se evapora quando se trata de avaliar e hierarquizar a responsabilidade da crescente produção de biocombustível no aumento dos preços dos alimentos. Nos parágrafos a seguir pretendo trazer algumas informações que possam nos ajudar a abordar essa relação.
Georges Flexor é professor adjunto do Instituto Multidisciplinar IM/UFRRJ e pesquisador do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura OPPA/CPDA.(...)
* Leia o artigo na íntegra - Clique aqui *.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Pesquisa sobre perfil da juventude brasileira

FORAM FEITAS 120 PERGUNTAS PARA 1.541 JOVENS EM 168 CIDADES DO PAÍS. O RESULTADO É A MAIS COMPLETA PESQUISA DO SÉCULO


[Por Ivan Finotti, editor do Folhateen]
Bayeux, Careiro e Riachão das Neves. Goianésia do Pará, Breves e Parauapebas. Zé Doca, Crateús e São Domingos do Azeitão. Os nomes podem soar estranhos, mas são apenas algumas das 168 cidades visitadas pelo Datafolha para realizar um estudo do perfil do jovem brasileiro neste século 21.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Ato público contra a criminalização dos movimentos sociais

Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu. Aqui está presente o Movimento Estudantil”, e ontem, 16/07, os estudantes reunidos no 29° Encontro Nacional dos Estudantes de Direito (ENED), fizeram valer essas palavras. Um ato público reuniu cerca de 400 participantes entre estudantes, sindicalistas, movimento popular, pastorais sociais, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).
Veja fotos e a matéria:

http://www.kizomba.org.br/fotos/ato-ened-2008


terça-feira, 8 de julho de 2008

Jornal do Brasil (RJ): Negro ganhará igual ao branco só daqui a mais três décadas

População negra será a maior do país ainda este ano, segundo o Ipea

Por Luciana Abade de Brasília A diferença de renda entre negros e brancos pode acabar em 32 anos se os programas de transferência de renda do governo seguirem o ritmo atual. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado ontem, em Brasília, no dia em que se comemorou os 120 anos da abolição da escravatura.
(...) * Leia a notícia - Clique aqui *.

CIDADÃO DO MERCOSUL

Eduardo Galeano, as palavras e a alma da América Latina
Dezenas de personalidades da política e da cultura latino-americana estiveram nesta quinta-feira, em Montevidéu, para participar da homenagem a Eduardo Galeano, que recebeu o título de primeiro Cidadão Ilustre do Mercosul. Em sua fala de agradecimento, Galeano defendeu a unidade dos povos latino-americanos: "só existindo juntos seremos capazes de descobrir o que podemos ser, contra uma tradição que nos treinou para o medo, a resignação e a solidão.(...) * Leia a notícia - Clique aqui *.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Câmara instala Comissão Especial do Estatuto da Juventude

01/07/2008 14h04
A Câmara instala nesta quarta-feira (2) a Comissão Especial do Estatuto da Juventude, destinada a analisar o Projeto de Lei
4529/04. Na ocasião, serão eleitos o presidente e os três vice-presidentes do colegiado. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 13.Elaborado pela Comissão Especial da Juventude, instalada em 2003, o projeto cria um estatuto que regulamenta os direitos dos jovens e define as obrigações da família, da sociedade e dos governos para garantir esses direitos.
Da Redação/NN(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')